sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Número Zero


Zero


“Zero, esse nada que é tudo!” – Laisant
A invenção do “zero” não foi tão simples quanto possas pensar…
Embora pareça básico e sem interesse, traduz-se como uma das mais brilhantes e complexas descobertas matemáticas. Sem ele, como poderias representar o vazio?
De outra forma, como distinguirias 101 de 11, por exemplo?
Desde sempre, o Homem procurou representar os números…


A primeira referência da representação do zero vem da Babilónia.
Não tinham símbolo para o zero, mas “representavam-no” por espaços vazios.
Posteriormente, inventaram um sinal, duas cunhas colocadas obliquamente, para simbo
lizar a sua presença.
A ideia de introduzir uma notação para a posição vazia (um ovo de ganso redondo) ocorreu na Índia, no final do século VI.
Em 809, Al-Khowarizmi, matemático árabe, estudou a cultura hindu e escreveu um livro no qual explica como funcionavam os dez símbolos hindus (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9). Assim, o nosso sistema de numeração é indo-arábico!

terça-feira, 25 de novembro de 2008

VIDEO : Acelerador de Partículas

Acelerador de Partículas

O LHC (Large Hadron Collider) tem um circuito de 27 quilómetros e o seu fim é reproduzir o Big Bang. Uma chance sem precedentes para a ciência. Mas há quem tema o fim do planeta.


Há anos, este "grande colisor de hádrons" (um tipo de partículas subatómicas) vem sendo construído na região de fronteira entre a Suíça e a França. Só agora, um feixe de partículas subatómicas será disparado pela primeira vez através do túnel circular de quase 27 quilómetros de comprimento.

Testando a prestabilidade do LHC

Protões e outros núcleos atómicos colidirão quase à velocidade da luz, com o fim de reproduzir as condições do Big Bang – evento que, segundo certos físicos, teria dado origem ao universo – e assim penetrar nos mistérios da matéria. A maior máquina já construída pelo homem custou cerca de 3 biliões de euros.

Porém, até as primeiras descobertas inéditas, poderão transcorrer meses ou anos. As espectaculares colisões não são de se esperar durante a estreia do aparelho. Primeiro é preciso constatar se os gigantescos eletromagnetos são capazes de manter o primeiro feixe em sua rota, de forma exacta e estável.

A inauguração oficial do LHC foi no dia 21 de Outubro, com a presença de numerosas personalidades.

Fim do mundo?

O experimento não provoca apenas entusiasmo. Segundo o jornal suíço Blick, físicos importantes já receberam ameaças de morte, pois adversários do projecto temem que o acelerador abra pequenos "buracos negros" (termo científico para regiões do espaço onde o campo gravitacional é extremo). Estes poderiam engolir não só Genebra, como toda a Terra.

Os cientistas consideram o temor despropositado. Os experimentos como os do LHC simplesmente reproduzem o que ocorre constantemente na natureza em dimensões muito maiores, sem que a Terra sofra consequências, alegam.